top of page

Vokuim lança campanha #Vokuimdecasanova para construção da sede própria.


Imagem da fachada, segundo o projeto arquitetônico.


As entidades do terceiro setor atuam nos espaços nos quais, muitas vezes, por diversas razões, o poder público não chega. Por isso, são extremamente importantes para o desenvolvimento social dos territórios nos quais estão inseridas, uma vez que podem garantir às pessoas que ali vivem, acesso a direitos básicos que lhes são negados, incluindo educação e cultura.


É justamente por esta capacidade de atuar junto às minorias sem acesso a direitos que as organizações sociais são importantes. Sua potência constitui-se da sua proximidade com a comunidade, entendendo de perto quais são as principais forças e fragilidades e deste lugar focar nas potencialidades existentes e gerar novas oportunidades para todos.


A Vokuim oferece formação cultural e musicalização para crianças, adolescentes e jovens. A OSC atua junto à comunidade em busca de soluções que permitam a valorização da cultura local, bem como a sua fruição, de maneira a corroborar para fortalecer o sentimento de pertencimento ao território do Vale do Jequitinhonha.


Não há dúvida de que as ações das entidades do Terceiro Setor, são fundamentais para as comunidades beneficiárias: gerar oportunidades onde o Estado não chega. Essa tem sido a missão que a Vokuim cumpre ao longo de seus quase 20 anos de existência.


Sede própria


Ter uma sede própria é um desafio para muitas entidades. E com a Vokuim não é diferente. Ter um espaço próprio, além de fortalecer a identidade da OSC, reduz os custos com aluguel e possibilita adequações às suas finalidades. Neste sentido, toda a energia, capital humano e recursos financeiros podem ser revertidos para novas ações que sejam capazes de ampliar o cumprimento de sua missão.


É neste momento que a Vokuim se encontra. Com a ajuda de doadores, parceiros, amigos e amigas da entidade, estamos construindo a nossa sede. Esta conquista é muito importante para a nossa organização e para a comunidade rubinense. Com este novo espaço, além de podermos dedicar nossos esforços para criarmos laços ainda mais fortes com os moradores do nosso território, podemos ampliar nossas atividades, oficinas e projetos, com uma infra-estrutura mais adequada para receber nossos alunos, alunas e colaboradores.


O prédio da nova sede está localizado no bairro Ipê, em uma das regiões mais carentes de Rubim. Este novo endereço permitirá que a Vokuim esteja próxima da população mais vulnerável, tornando a sua presença no território ainda mais importante para os grupos minoritários. O que fortalece a missão da Vokuim: gerar oportunidades de vida para os jovens em situação de vulnerabilidade social do Vale do Jequitinhonha.


A Vakinha


Para construir a sede, lançamos a campanha #Vokuimdecasanova, cujo principal mote é convocar aquelas pessoas que possuem algum nível de proximidade com a missão da Vokuim a construir este sonho conosco. Além das doações de pessoas da cidade, também criamos uma campanha online na plataforma Vakinha e a possibilidade de receber doações via pix. Há ainda a possibilidade de doação de materiais de construção.


Além da busca por doações, realizamos algumas ações internas para divulgar a campanha e obter recursos. Foram duas edições do tropeiro, produzidas com a colaboração das cozinheiras da cidade. Nói (Noade Botelho) e Marinalva Carvalho, que foram contempladas em nosso edital da Lei Aldir Blanc em 2021. Fizemos também rifa, venda de artesanato e o leilão de um bezerro doado pela família Brito & Barros.


A contribuição voluntária da mão de obra das pessoas, as doações e o apoio às iniciativas de arrecadação refletem a solidez da nossa relação com a comunidade rubinense.


Para participar da campanha, você pode:


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page