
O Ponto de Cultura Folias - Vokuim está com inscrições abertas para oficinas incríveis e imersão musical na cidade de Rubim (MG)! Participe do intercâmbio musical e das diversas oficinas de instrumentos, apresentações e muito mais – tudo 100% gratuito!
🎓 Certificado garantido para quem participar!
📍 Local: Sede da Vokuim | Rua Olímpio Menezes, 20 – Ipê, Rubim (MG)
👉Inscreva-se aqui
🌿 Projeto Sementes Musicais – Escola Livre de Música e Cultura
Parceria com o Programa Olhos d’água
Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura, Ministério da Cultura | Governo Federal
Apoio: Prefeitura de Rubim por meio da Secretaria Municipal de Cultura
Conheça os professores das oficinas:

Joanna Araújo (flauta transversal)
Flautista formada pela UFMG e com Artist Diploma pela OAcademy Music Conservatory, Joanna Araújo tem atuação marcante na música de concerto e popular. Tocou em grupos como a Orquestra Sinfônica da UFMG, Banda Sinfônica do CEFART e Orquestra de Choro da UFMG. Participou de festivais como Femusc, Música nas Montanhas e ABRAF, além de masterclasses com nomes como Eyal Ein-Habar e Danilo Mezzadri. É também professora de flauta, com experiência em projetos educacionais no interior de Minas.

Edvaldo Oliveira (clarineta)
Clarinestista formado pela UEMG e licenciado em Música pelo Centro Universitário Claretiano, Edvaldo atua como professor de clarineta e musicalização infantil em escolas de música em Nova Lima e Vespasiano. Possui sólida trajetória na área de educação musical, tendo ministrado também aulas de percepção, teoria e história da música. Iniciou sua formação na Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes, consolidando uma carreira voltada à formação de novos músicos e à valorização das bandas de música.

Roberto Júnior (saxofone)
Bacharel em Saxofone (UEMG) e pós-graduado em Regência, Roberto Júnior é referência em música instrumental e bandas no Brasil. Regente das corporações de Vespasiano e Confins, idealizou turnês internacionais e participou da Bienal de Bandas da Funarte. Atua em grupos de câmara e já tocou com nomes como Nivaldo Ornelas e Carlos Malta. É gestor cultural e coordenador de políticas públicas para cultura em sua cidade.

Nilson de Souza (trompete)
Trompetista graduado pela UEMG e formado pelo CEFART, Nilson possui atuação em orquestras como a Sinfônica de Minas Gerais e em projetos como o Dó Maior. Participou de importantes festivais, como FEMUSC, e de masterclasses com músicos nacionais e internacionais. Sua versatilidade abrange desde a música sinfônica até gravações com bandas populares e projetos de educação musical.

Priscila Viana (trompa)
Graduada em Trompa pela UEMG e mestre pela UFBA, Priscila Viana é trompista da Orquestra Sinfônica da UFMG desde 2013. Atuou por oito anos na Orquestra Sinfônica Nacional da UFF e integrou o corpo docente da UFMG como professora substituta. Com sólida experiência em performance orquestral e educação musical, é atualmente vice-presidente da Associação de Trompistas do Brasil, contribuindo para o fortalecimento da comunidade de metais no país por meio de eventos e ações formativas.

Henrique Dener (trombone)
Trombonista formado pela UEMG, Henrique Dener tem ampla atuação na música sinfônica e popular. Já dividiu o palco com artistas como Roberta Sá, Flávio Venturini e Seu Jorge, e atuou como músico militar na banda do Exército Brasileiro. Participa de grupos como o Coral de Metais UEMG e o Instituto Mano Down, além de atuar como professor no projeto Guarda Mirim Alferes Tiradentes. Sua versatilidade artística se alia a uma forte dedicação à formação musical de base.

Isaque Macedo (eufônio e tuba)
Mestre em Música pela UEMG, Isaque Macedo é tubista com vasta experiência em performance e ensino. Atuou como músico da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e participou de óperas, balés e concertos ao lado de artistas como Andrea Bocelli e Milton Nascimento. Leciona tuba, eufônio e percepção no CEFART e tem se dedicado à pesquisa em neurociência da educação musical. Reconhecido educador e instrumentista, contribui para a formação de músicos de metais em Minas e no Brasil.

Breno Bragança (percussão)
Percussionista com mestrado pela UFG e bacharelado pela UFMG, Breno Bragança tem ampla experiência como professor e músico de orquestra. Atuou no NEOJIBA, no IFG e no PRONATEC, lecionando teoria, prática instrumental e percussão. Já integrou grupos como Orquestra Filarmônica de Goiás e Arcomusical Brasil, além de ter colaborado com importantes projetos sociais. É professor da Fundação de Educação Artística e possui pesquisa premiada em performance de obras eletrônicas mistas.

Renato Goulart (regência)
Graduado em Saxofone pela UFMG e pós-graduado em Educação Musical, Renato Goulart atua como regente, saxofonista, compositor e educador musical com ênfase na área de bandas. Desde 2021, está à frente da Banda Euterpe Santa Cecília, em Buenópolis, e desde 2016 atua na formação de jovens músicos na Banda Jovem Idelbrando Santana - Rubim (MG). Foi coordenador da Orquestra de Sopros da FEA em Belo Horizonte e idealizador do programa Pró-Banda, realizado na cidade de Florestal (MG). Premiado em concursos nacionais e com obras publicadas no exterior, Renato também tem se destacado como gestor de projetos culturais viabilizados por leis de incentivo, contribuindo para a valorização da música instrumental no Brasil.