Leitura
Mediação de leitura no
Assentamento Jerusalém, do Movimento Sem Terra. O projeto contribui no processo de formação cidadã e protagonismo, despertando e aumentando o interesse das crianças e das famílias pela leitura.
25
crianças
atendidas
5
educadores
envolvidos
1
escola
envolvida
60
horas de
capacitação
Projeto de ação complementar à escola, destinado, às crianças e adolescentes de 07 a 16 anos, matriculados na rede pública escolar. As crianças e adolescentes atendidos pelo projeto são de ambos os sexos e vem de famílias em situação de risco ou vulnerabilidade social. Todos estão matriculados na rede pública escolar e frequentam o projeto pela manhã.
As 25 crianças fazem parte do MST junto com suas famílias. Nossas oficinas são oferecidas de forma gratuita. A contação de história e mediação de leitura contribuem no processo de formação do cidadão e protagonismo do mesmo, despertando e aumentando o interesse das crianças e das famílias por livros e pela leitura. A musicalização foi introduzida em forma de brincadeiras de roda, ritmo e cultura local se tornando um grande aliado no processo dos resultados obtidos.
Resultados percebidos
A oficina de mediação de leitura tem sido apropriada e compreendida pelas famílias. Em consequência disso, os avanços significativos são visualizados:
-
Acesso à informação;
-
Aumento no hábito de leitura entre crianças e adolescentes;
-
Boa participação das crianças nas atividades cotidianas;
-
Maior interação com a comunidade e maior cuidado com as crianças;
Atividades realizadas
Doação de livros;
Musicalização;
Contação de histórias;
Capoeira;
Leitura;
Escrita.