
A iniciativa busca valorizar e premiar mestres e mestras da cultura popular, quilombola e indígena de Minas Gerais, reconhecendo seu papel na construção e transmissão de saberes que atravessam séculos.
Prêmio do Cocar:
Pajé Vicente Xakriabá
+170
inscrições
realizadas no edital
10
documentários a serem produzidos
+10.000
pessoas
alcançadas
Realizado pela Organização Social Vokuim por meio de recursos da Emenda Parlamentar nº 43220003, de autoria da Deputada Célia Xakriabá, vinculada à Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, o Edital homenageia o Pajé Vicente Xakriabá (1973–2024), importante liderança indígena do povo Xakriabá, que dedicou sua vida ao cuidado das pessoas e à proteção do território. Conhecido como “Doutor do Cerrado e do Espírito”, Pajé Vicente foi um guardião dos conhecimentos da floresta e um grande conhecedor das medicinas do Cerrado. Sua prática esteve sempre vinculada à defesa da natureza e à transmissão dos saberes herdados de seus ancestrais.

Pajé Vicente Xakriabá por Edgar Kanaykõ Xakriabá
A Vokuim tem seu nome inspirado em um termo da língua Maxakali que se refere a um encantado (tótem) de proteção. Nascemos da organização de agentes da comunidade que queriam preservar o meio ambiente e formar para um convívio equilibrado entre a vida humana e a mãe terra.
O Rubim (MG) foi um aldeamento indígena Maxakali, instalado no início do século XIX que perdurou até cerca de 1930. O território, por isso, está marcado pela ancestralidade indígena e pela herança que as comunidades que lá viveram deixaram, apesar do sistema violento de “aldeamento” imposto pelo Império e a Primeira República.
A premiação que irá conceder R$21.000,00 para cada 18 mestres e mestras de cultura popular e tradicional. Além do valor em dinheiro, as trajetórias serão registradas em material audiovisual, contribuindo para a preservação da memória e para a circulação dos conhecimentos ancestrais. A iniciativa valoriza mestras e mestres que, assim como o Pajé Vicente, atuam como referências culturais e ambientais em suas comunidades. Pessoas que, por meio da oralidade, da espiritualidade, do cultivo de práticas culturais e do cuidado com o território, colaboram para a preservação dos modos de vida e para o fortalecimento da relação entre as pessoas e a natureza.
A inscrição no Edital foi gratuita gratuita e feita via formulário online - do dia 30/04/2025 à 04/05/2025 -, por mestres, mestras ou por agentes culturais que reconhecem e acompanham essas lideranças. Todas as informações foram disponibilizadas em página especial, no site da Vokuim: https://www.vokuim.org.br/editais. Disponibilizamos também live e plantão tira-dúvidas, afim de auxiliar no processo de inscrição.

O projeto também incentiva a mobilização em rede, a valorização de processos comunitários e o fortalecimento das culturas de base. Para auxiliar mestras e mestres que não têm acesso à internet ou que não estejam familiarizados com o formato do edital, agentes culturais puderam preencher o formulário em nome da pessoa indicada, desde que com a devida autorização e documentação necessária.
POSTS NO INSTAGRAM: