top of page
Publicações

A ESTADUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA EM MINAS GERAIS - UM ESTUDO DE CASO

 

Este trabalho de autoria de CLÁUDIA HOUARA DE CASTRO tem como objetivo pesquisar a percepção e a avaliação da estadualização do Programa Cultura Viva em Minas Gerais, a partir do olhar de três Pontos de Cultura que se mantiveram no Programa, após a sua inserção na Rede Estadual de Pontos de Cultura de MG, a percepção do MINC e da SEC-MG, agentes institucional do Programa Cultura Viva através do Pacto Federativo que se iniciou com o Programa Mais Cultura.

Baixar documento:

PESQUISA DE FRANKLIM DRUMOND SOBRE A REDE MINEIRA DE PONTOS DE CULTURA 

 

Em 2021, com recursos da Lei Aldir Blanc, a Vokuim lançou um edital de microprojetos em apoio a iniciativas culturais no território. Uma das categorias do edital beneficiava iniciativas de apoio à Rede Mineira de Pontos de Cultura. FRANKLIM DRUMOND foi beneficiado e produziu uma publicação de sua pesquisa, em que apresentou um breve resumo sobre a presença e o histórico institucional da Rede de Pontos de Cultura de Minas Gerais.

Baixar documento:

O BOI DE JANEIRO NA FOLIA DE REIS DOS COQUIS: RELAÇÕES (IM)POSSÍVEIS COM AS PRÁTICAS ESCOLARES, 

 

Defendida pela coordenadora-geral da Vokuim ALBA DUTRA no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), esta dissertação de mestrado tem por inspiração maior a manifestação cultural Boi de Janeiro na Folia de Reis do Grupo Cultural dos Coquis, em Rubim. Neste trabalho, a autora procurou investigar a importância educacional dessa festa para a comunidade local para, assim, entender de que forma os saberes locais, envolvidos na idealização e na construção do Boi de Janeiro, constituem práticas educacionais para os participantes, sobretudo para as crianças que frequentam a escola local de Ensino Fundamental – a Escola Municipal Coronel Melvino Ferraz (EMCMF).

Baixar documento:
bottom of page