banda-jovem

Banda

A Banda Jovem Idelbrando Santana alia a prática musical ao aprendizado teórico. Repertório variado, desde a música clássica até canções tradicionais do  Jequitinhonha.

 

A criação da banda era sonho antigo da comunidade de Rubim. O projeto Sementes Musicais, desenvolvido pelo Ponto de Cultura Folias da Cultura, abriu as portas para que a ONG Vokuim pudesse, através dessa ação, gerar mais horizontes, mais humanidade e mais vida para as crianças e jovens rubinenses, criando assim a Banda Jovem Idelbrando Santana.

A banda

A formação da Banda também foi necessidade apresentada pelos alunos do Ponto de Cultura. Os alunos começam no Grupo de Flauta Doce, grupo este formado por alunos a partir de 7 anos e que alia a musicalização com performance, trabalhando um repertório variado de canções populares especialmente selecionadas. O estudo da flauta doce possibilita aos alunos a aquisição dos conhecimentos básicos que auxiliarão na iniciação dos instrumentos da banda, futuramente. A Banda Jovem Idelbrando Santana é formada em sua maioria por jovens a partir dos 10 anos e alia a prática musical ao aprendizado teórico, apresentando um repertório variado, desde a música clássica até as canções tradicionais do Jequitinhonha.

Atividades

As atividades acontecem da seguinte forma: duas aulas semanais com duração de duas horas cada.  Uma turma de flauta doce e outra de banda (prática coletiva). As aulas são oferecidas no contra turno da escola. As aulas de regência e instrumento são oferecidas aos sábados, quinzenalmente, com a presença do maestro e saxofonista Renato Goulart.