top of page
minicata2.png
Desafio dos Instrumentos
minicata2.png
Neste mês de julho, a Vokuim lançou o "Desafio dos Instrumentos" de forma a estimular a pesquisa dos alunos da Banda Jovem Idelbrando Santana, buscando o conhecimento sobre os diversos tipos de instrumentos de sopro e suas principais características. Foi proposto uma listagem de 8 áudios com instrumentos diferentes para que eles pudessem identificar. Os que tiveram maior número de acertos ganharam brindes preparados especialmente pela Vokuim!

Os alunos premiados foram:

1º Lugar: Wendio Cardoso dos Santos
2º Lugar: Cibele Rodrigues
3ª Lugar: Raicon Riquelme Rocha e Felipe Fernandes Jardim (empate)


Veja o video abaixo e confira a listagem dos 8 instrumentos incluídos no desafio!
A listagem dos ganhadores será divulgada em breve!
Abaixo você confere na íntegra todas as gravações em vídeo apresentadas neste desafio:
Instrumento 1: Trompete
Veja o Concerto para trompete e orquestra do compositor Haydn. A solista é a trompetista Alison Balsom:
Instrumento 2: Flauta
Veja o "Adagio" Da Fantasia em Ré Maior para flauta solo Op. 38, nº 1 do compositor Friedrich Kuhlau.
A flautista é Elisabeth Wentland
Canções do Da Capo
Instrumento 3: Trombone
O solo de trombone foi retirado de uma gravação do "Bolero" de Maurice Ravel com a regência do maestro venezuelano Gustavo Dudamel. O solo de trombone aparece em 9'30''.
Instrumento 4: Saxofone
Veja o vídeo do saxofonista Nobuya Sugawa tocando as partitas BWV 1002, 1004 e 1006 do compositor J. S. Bach. As partitas foram originalmente escritas para violino e adaptadas pelo próprio saxofonista.
Instrumento 5: Oboé
O compositor Ennio Morricone ficou famoso mundialmente por suas belas trilhas sonoras. A música "Oboé de Gabriel" faz parte da trilha do filme "A Missão" de 1986. O belo tema é apresentado pelo oboísta Henrik Chaim Goldschmidt.
Instrumento 6: Trompa
O compositor russo Tchaikovsky compôs um belo solo para a trompa no segundo movimento da sua famosa 5ª Sinfonia. Veja! Para assistir na íntegra esta gravação da sinfonia clique aqui
Instrumento 7: Clarineta
O Concerto em Lá Maior para Clarineta e Orquestra de Mozart está entre os mais famosos deste compositor. Confira a gravação com a interpretação da excelente clarinetista Sharon Kam:
Instrumento 8: Fagote
O fagote é um instrumento indispensável na orquestra sinfônica e também marca presença importante nas bandas sinfônicas. Entretanto vê-lo como solista principal é um pouco mais raro, talvez por seu timbre  um pouco inusitado, mas é um instrumento bastante versátil. Confira o Concerto para Fagote e Orquestra do compositor italiano Giacomo Rossini com a fagotista Valeria Curti:
bottom of page