top of page

Vokuim comemora 14 anos de certificação como Ponto de Cultura

Em 2009, a Vokuim foi certificada como Ponto de Cultura. Essa certificação significa o reconhecimento, pelo Ministério da Cultura (MinC), de que a organização social é uma entidade desenvolvedora de ações socioculturais relevantes para Rubim, território onde atua.


Além de possibilitar o acesso ao apoio financeiro proveniente do governo federal, esse título inscreve a Vokuim em uma teia colaborativa nacional de trocas de experiências com outras instituições e de reconhecimento mútuo, chamada Rede de Pontos de Cultura.


Segundo os dados mais recentes do MinC, existem cerca de 4.350 Pontos de Cultura espalhados pelo Brasil. São, portanto, milhares de espaços dedicados à valorização da cultura para a promoção da cidadania e fortalecimento da democracia que obtiveram reconhecimento governamental e constituem um vetor importante na construção de um projeto de país mais diverso, equânime e justo.


O reconhecimento dos Pontos de Cultura é um dos pilares do programa Cultura Viva, criado em 2004 no primeiro governo Lula. Ao longo do tempo, a iniciativa foi se ampliando, com o conveniamento com os estados e municípios em 2008 e a elevação do programa, em 2014, ao status de política de Estado, selando seu ingresso definitivo no ordenamento jurídico do país.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page