top of page

Vokuim recebe atividades da Rede de Patrimônio Criativo e Colaborativo em parceria com a AIC.


Foto produzida pelos alunos e alunas na Oficina de Fotografia.


A Vokuim atua diretamente na produção cultural de Rubim, de forma a valorizar e incentivar a fruição da cultura no território do Vale do Jequitinhonha. Atuamos em diferentes ações para atender a população da cidade, especialmente crianças, adolescentes e jovens. A escolha deste público está diretamente ligada à geração de oportunidades e à promoção de alternativas de formação, de ampliação do repertório de escolhas de vida e também profissionais.


A Agência Iniciativas Cidadãs - AIC, localizada em Belo Horizonte, também é uma Organização do Terceiro Setor que atua promovendo a comunicação colaborativa. Em 2021, a AIC apresentou à Vokuim uma proposta de parceria para a realização de um projeto de criação de uma Rede Patrimônio Colaborativo e Criativo. Um dos objetivos desta ação é desenvolver nos jovens de cinco cidades do Vale do Jequitinhonha e cinco da região da Serra do Caraça, habilidades para que eles possam se tornar comunicadores sociais.


O projeto propõe a realização de oficinas de produção de imagens (fotografia e peças gráficas), audiovisual e rádio/podcast e, ao fim, os alunos e alunas participantes deverão desenvolver um projeto envolvendo os aprendizados obtidos.


Como impacto, além das técnicas ligadas à comunicação, jovens aprendem também sobre a história do território no qual atuam, além da importância de proteger e valorizar os bens materiais e imateriais que o constituem.


Foto produzida pelos alunos e alunas na Oficina de Fotografia.


A atuação da Vokuim, desde a divulgação até a mobilização e recebimento dos participantes em sua sede, tem sido fundamental para o desenvolvimento do projeto. A entidade engajou-se nessa ação que alinha-se ao propósito da entidade, de valorização da cultura local, do desenvolvimento do território e de formação da juventude rubinense.


Os cursos da Rede Patrimônio Criativo e Colaborativo contribuem para a formação crítica dos jovens, e fornece condições para que através dos conhecimentos, eles possam seguir, reverberando na cidade e em outros espaços a importância da educação patrimonial, da cultura, dos saberes e fazeres de um povo.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page